trump, o placebo redentor

1440497573575-cached

Foi um dia a pensar em muros e suas variantes (por motivos que aqui não calha explicar). E inevitavelmente dou por mim a pensar como raio se debate com um… em 90 minutos. O muro da mentira, da xenofobia, do racismo, da intolerância, da misoginia, da inimputabilidade… Não conseguiria debater com o trump, pelo nojo que lhe tenho. Hillary, e não nutro simpatia por ela, terá de se preparar para defrontar um muro que representa tudo o que atrás disse, num tempo (como em nenhum outro) em que o povo vive de circo e se alimenta de promessas de muros que dão pão.

trump (e isto não é metáfora) mente uma em cada três vezes que abre a boca, as duas outras vezes estão reservadas para insultar e para se glorificar.

trump é um buraco negro que atrai iguais. E não nos enganemos. Muitos dos eleitores de trump olham aquele ser e vêem-se ao espelho. E a coisa funciona como uma espécie de placebo. “Se este tipo diz isto, se este tipo está na corrida presidencial, então eu não sou a besta que dizem”. trump é uma espécie de redenção para quem nele vota. Uma espécie de juiz que elogia o arguido que bate na mulher… e o absolve. Uma espécie de juiz que elogia o arguido que violou uma adolescente de mini-saia… e a vitima é presa.

trump é aquele “diabinho” no ombro que redime os pecados de quem é trump todos os dias. Como o próprio referiu, ainda nas primárias, “I could “shoot somebody and I wouldn’t lose voters”.

trump é a idade média que os eua não tiveram. trump representa o pior do ser humano. E estando o mundo como está, começo a temer. Dos eua espero nada. Se não for desta vez, doutra será. Está aberto o precedente. E, nos eua, até o Homer Simpson se arrisca a ser eleito. E isto não é uma metáfora.

2016, Setembro. A culpa morre solteira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s