Abril em Novembro

“Não é todos os dias que se sai do Governo com o voto do eleitorado”, dizes, engolido pelo teu veneno. É certo, não é todos os dias que tal acontece. É preciso ser demasiado vil e infecundo. És um rei midas da morte. Transformas em cinza tudo aquilo em que tocas.

Mas foi mesmo “o eleitorado” que te  pôs um pé no rabo. Imagino que, na tua azia, te estejas a referir ao “teu eleitorado”, esquecendo aqueles que votaram em quem agora te expulsou. O povo é uno. Não existe isso do teu “eleitorado”. Assim como ninguém votou em ti para Primeiro-Ministro. Tens uma imensa dificuldade em entender o que é viver em Democracia; em percepcionar a Constituição. Nunca te habituaste a viver num Estado de Direito Democrático. Teve de ser “o eleitorado” a ensinar-te. E só tu e o teu líder de facção conseguiriam unir a Esquerda. Espeta essa medalha bem fundo no peito, para que não te esqueças. Para grandes males, grandes remédios. Eu preferia que não tivesses sido necessário, mas assim foi. E não te agradeço.

Bem tentaste fazer da Constituição letra morta, Orçamento após Orçamento, mas, apesar de vil, és pequeno demais para isso. E foi a Constituição, que insultaste dia após dia, todos os dias, durante quatro anos, que te pôs no lugar. Podes chamar-lhe, a esta tua entrada na História, “a resposta de Abril”. E podes continuar a ameaçar vingar-te, vingar-te do Povo (é exactamente isso que ameaças, porque quem te rejeitou não se elegeu sozinho).

Tomaste-nos a todos por idiotas, e também eu cheguei a descrer (mea culpa). Menosprezaste a Cidadania e o respectivo exercício. A nossa vingança não será uma vingança apontada a ti. Abril vingará; e começa agora o trabalho de mais uma vida. Recuperar o que destruíste. E levará bem mais do que quatro anos. Guarda essa vil vitória para as noites de insónia; e alça um sorriso amarelo. Mas não te devias mesmo esquecer desta lição de hoje.

Sob pena de a História voltar a pedir a palavra.

Anúncios

One thought on “Abril em Novembro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s