23 de Outubro de 2015, Dia Nacional do Estado de Direito Democrático

mw-680

Parabéns ao novo Presidente da Assembleia da República e bem-haja pelo discurso de apresentação. Doravante, terá de se pautar pela absoluta imparcialidade, é certo. Mas hoje, dia que não carecia de árbitro, tinha de dizer o que ficou dito. E o que Ferro Rodrigues disse não ofendeu ninguém que saiba o significado de Estado de Direito Democrático. E que vontade que temos de voltar a viver num…

Há um indivíduo em Belém que se dá mal com a Democracia; aqui fica a primeira lição, directamente da casa do povo. A resposta democrática à ignomínia fascista ontem proferida. Em que eu e um milhão doutros fomos tratados como uma espécie de infra-humanos a desconsiderar, porque “votámos errado”. Se ontem fui insultado, hoje o meu voto foi respeitado e eu fui representado.

Outras lições se seguirão. Quanto a esta, que sirva também para os defensores da “tradição”, quebrada por esta eleição. A tradição, meramente conjuntural, não está acima da Constituição. Era o que mais faltava que num Parlamento com maioria de esquerda, eleita pelo Povo, mandasse alguém provindo da direita parlamentar, em clara minoria.

Esta escolha de hoje foi, acima e antes de tudo, do Povo. De todo o POVO. Esse povo que ontem cavaco dividiu em filhos-da-mãe e filhos-da-puta. Quem subitamente se lembrou da Constituição, a mesma que pontapeou durante quatro anos e que ora treslê, que pegue nesta realidade e que a embrulhe. Nos próximos dias haverá mais presentes.

Mais uma coisa. O grande problema é mesmo a regra (valem as excepções) das gentes de direita se ter esquecido da Constituição. Essa é, aliás, a única tradição que eles podem invocar: a tradição de ignorar a Constituição. Chegou o dia em que ela surgiu, com ganas de voltar a existir, e eles estranharam-na. Democraticamente (ainda que não sem ajudas), a entranharão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s