Emmanuel Todd sobre a crise na Europa

A LER!
“A médio prazo, a saída da Grécia, irá certamente implicar a dissolução do conjunto. É provável que a Alemanha faça uma zona monetária com seus satélites austríacos, escandinavos, bálticos, e com o apoio da Polónia – que não está na zona do euro. Por outro lado, poderemos ver um retorno de uma parceria franco-britânica para equilibrar o sistema.”

A Estátua de Sal

(Este texto é fundamental para compreender o que se está a passar na Europa. A visão de um antropólogo e historiador francês. Publicado no Jornal francês Mediapart. Tradução por Estátua de Sal)


Emmanuel Todd                    Emmanuel Todd

As declarações de Emmanuel Todd, no jornal belga Le Soir, contemplam variados flashes e fórmulas ferozes que caracterizam o autor. Algumas pistas são já frequentes em comentários colocados no Mediapart. Aqui fica o texto completo para maior clareza dos debates …

Para Emmanuel Todd, a Europa está em processo de se cindir ao meio: norte contra sul. Se a sua insuportável intransigência não é apoiada por grande parte da opinião pública europeia, Alexis Tsipras ganhou, contudo, a simpatia de muitos fãs para além das suas fronteiras nacionais. Por empatia com os gregos anónimos que lutam contra medidas de austeridade consideradas desonestas? Sem dúvida. Mas não encarnará ele, aos olhos daqueles que o admiram, algo maior, que…

View original post mais 1.099 palavras

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s