Então e esse Grexit?, sai ou não sai?

Tem uma certa piada isto de acusarem a Grécia de chantagem. Não é bem “piada” que acho, concedo. É mais do tipo “puro desprezo”. Desprezo pela mediocridade, pela mesquinhez. Mas ainda assim, não deixo de sorrir, ao constatar que algumas batatas com olhos pensaram mesmo que o Tsipras estava a brincar aos políticos. E que a politquinha de corredor ia, mais uma vez, vencer. Uma ameaçazita e tal e pimbas. Lá ia o Tsipras morder o microfone, enquanto anunciava ao Povo Grego a sua conversão ao neo-liberalismo. Aquelas cedências iniciais foram parte do caminho para aqui chegar, cambada de sonsos.

“O resto da UE também tem Governos democraticamente eleitos”, foi-me atirado há tempos. Pois muito bem. O resto da UE que aguente este Governo que está a cumprir o programa com o qual foi a votos e venceu. O Grexit assusta, não assusta? Mas não tanto o Governo Grego como o governo alemão. Ah, e o Alexis Tsipras​ tem reunião marcada na sexta-feira com o Putin. Just saying. Cambada de passarinhos; andaram anos a jogar à bisca lambida com governos a soldo, que agora não aguentam um bom jogo de xadrez com um Governo de Mulheres e Homens de bem. image

E continuo a estranhar que já ninguém me pergunte, com ar desdenhoso, “então, pá, e a tua Grécia?”. Está bem, obrigado. Cansada, muito cansada de anos de servidão. Mas cheia de ganas. E estes quatro meses terão parecido um século, parafraseando Varoufakis​. A Grécia está sem dinheiro, é certo. E uma saída do Euro, agora, seria dolorosa. Mas não mais dolorosa do que aceitar as imposições dos credores de porra nenhuma. Aceite-se o capital, devidamente contabilizado (eu disse “devidamente”), e com um haircut que se veja em cima. E a pagar quando isso não implicar a morte certa. Os juros? Colem no tecto, que os euro-nababos já estão demasiado gordinhos.

E agora, “descansemos”, que amanhã a luta continua. Só mais uma coisa. Aquilo lá é forma de um Ministro estar? Não só luta pelo seu Povo, o estupor, como não usa gravata. E, não bastando, senta-se no chão do Parlamento Grego. Que falta de tudo, credo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s