Sócrates e as vítimas

"justice"Já não é do processo que se trata. Se é que algum dia de tal se tratou. Ou algum dia tratará. Acusam agora José Sócrates de se vitimizar, com a decisão que tomou ontem. Atrevam-se ao menos a pensar. O homem prescindiu de ir para casa, de estar com os filhos, de estar com a família e amigos. Ia anilhado, é certo. Mas ia.

Quantos de vocês trocariam essa possibilidade para não pactuar com o sistema (que de judicial nada tem) que o mantém há meio ano sem lhe dar a menor indicação concreta — mas concreta, mesmo! — de factos ou meros indícios culposos? Tudo o que se sabe tem sido criteriosamente seleccionado para dar ao correio da manha. Quem faz a selecção não é certamente a defesa. Restam, como suspeitos, a acusação e… a acusação. Ia dizer o procurador e o juiz, mas isso seria ridículo, de tal forma se confundem as posições.

Sócrates tem-se limitado a responder a perguntas, negando a “confissão” que outros já terão feito. A mensagem dele, de ontem, nada tem de ingénua, neste ponto. Encarceraram-no para torturar. Nada semelhante a investigar.

Sócrates não tem uma porra de um papel a dizer “acusação” em cima. Percebem? Nada. Zero. Vai defender-se das primeiras páginas de um jornal? Se são estranhos os não-factos referentes aos dinheiros que dizem que rolam e que dizem que pertencem ilegitimamente a Sócrates? Não faço a menor ideia. São não-factos. Se fossem factos já teríamos acusação pública.

Vitimização? A sério? Quantos dos que disso o acusam teriam tomates para serem tamanhas vítimas? Podridão. Acusem-no porra. Tenham ao menos essa decência. Se hoje alguém se vitimizou não foi certamente Sócrates.

Sócrates acusou. E essa é a única acusação que até hoje existe.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s