BLATT’S ALL FOLKS *

Não façamos disto uma guerra fria revisitada.

A fifa acabou com o futebol e trocou-o pelo monopólio… da corrupção (andou anos a jogar a quem corrompe mais e a quem é mais corrompido). Que justificação pode haver para um mundial de Verão no Qatar? Lá, no Verão, as temperaturas andam entre os 45 °C de máxima e os 30 °C de mínima. Futebol? Sério? O futebol já há muito deixou de ser o objectivo e passou a ser a desculpa. A blatter y a sus muchachos o devemos.

the-empire-of-fifa

Imagino que este passo atrás do reeleito, na versão “Football is the winner”, corresponda a uma espécie de moratória (de horas ou dias) concedida até o tipo ser formalmente implicado. O discurso de vitória ainda só tem quatro dias. Outra explicação não pode haver.

Quanto aos USA e à Rússia, estão bem um para o outro. Os primeiros estão por trás de tudo o que é jogo sujo, no último século. Alimentam e alimentam-se de corrupção ao mais alto nível. A segunda é hoje uma espécie de Angola em muito grande (uso a imagem pela maior proximidade identitária), com um fascista ao leme. Tem uma vantagem relativa enorme. É que na falta de quem faça peito aos USA, as esquerdas órfãs da URSS ainda a olham como uma espécie de último reduto salvador.

Não façamos disto uma guerra fria revisitada, dizia. Aproveite-se na parte em contribuiu para este (semi) final.

E entrem os violinos,

Bom era que o futebol voltasse ao campo, mas tenho sérias dúvidas. O capital entrou em jogo e não será uma operação pontual que o remeterá ao seu lugar. Agora virá o Platini ou a nau catrineta ou um xeique árabe. Quem quer que venha ganhará como o demissionário ganhou, com os apoios dos países onde o futebol jogado é uma língua estranha. E terá de jogar o jogo do petróleo.

Não basta arrancar a cabeça ao polvo. Especialmente se a cabeça do polvo é o rabo da cobra.

* Saquei o título ao Dan Hopper.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s